• TORNEIO FINAL - CORFEBOL PARA TODOS

    14 de Dezembro - 10h às 14h (Casal Vistoso)

Próximos Jogos & Resultados Recentes
NCBenfica - CCarnaxideCD
CORFEBOL LIGA - 16/12 às 20h - ES José Gomes Ferreira (Benfica)
CDPAlexandrino - KorfLxProject
CORFEBOL LIGA - 17/12 às 17h15 - EB Vieira da Silva (Carnaxide)
CRCQLombos - CCRAltoMoinho
CORFEBOL LIGA - 17/12 às 18h45 - ES Carcavelos
GDBonsDias - CIF
CORFEBOL LIGA - 17/12 às 21h - ES Caneças
CIF - CCRAltoMoinho
CORFEBOL LIGA - 19/12 às 21h30 - Pavilhão Multiusos CIF (Restelo)
NCBenfica B - CIF B
C.N. 2ª DIVISÃO - 16/12 às 18h15 - ES José Gomes Ferreira (Benfica)
CCRAltoMoinho B - GDBonsDias B
C.N. 2ª DIVISÃO - 17/12 às 17h - ES Caneças
CCarnaxideCD B - KorfLxProject B
C.N. 2ª DIVISÃO - 17/12 às 19h - EB Vieira da Silva (Carnaxide)
NCBenfica C - GDBonsDias D
C.N. 3ª DIVISÃO - 16/12 às 16h30 - ES José Gomes Ferreira (Benfica)
CCRAltoMoinho C - GDBonsDias C
C.N. 3ª DIVISÃO - 17/12 às 15h - ES Caneças
CCarnaxideCD C - KorfLxProject C
C.N. 3ª DIVISÃO - 17/12 às 15h30 - EB Vieira da Silva (Carnaxide)
  • PNFT
  • Plano de Formação
  • Links Úteis
  • Treinadores de Corfebol
  • Renovação TPTD

A atividade de Treinador/a de Desporto tem vindo a tornar-se cada vez mais exigente e complexa, de que resulta a consequente necessidade de melhoria na qualidade e na robustez da sua formação, enquanto fator preponderante para uma melhor intervenção.

A Federação Portuguesa de Corfebol (FPC) com Estatuto de Utilidade Pública Desportiva que regula a modalidade, correspondendo, por isso, à opção por si assumida relativamente às necessidades de formação dos respetivos treinadores.

O Programa Nacional de Formação de Treinadores (PNFT) estabelece, para cada grau, uma carga horária mínima, podendo, FPC chegar a valores superiores, em função das suas próprias características e necessidades.

O PNFT considera também a existência de 4 graus de qualificação com responsabilidades e competências próprias, inerentes à tipologia da população em que os treinadores intervêm. A figura I apresenta os 4 níveis de qualificação:

Níveis de Qualificação

Figura I - Níveis de Qualificação 

Os cursos de treinadores de desporto estão estruturados por graus, com responsabilidades e competências próprias inerentes à tipologia de praticantes junto dos quais os treinadores intervêm, conforme o estabelecido nos perfis profissionais definidos. 

A Federação Portuguesa de Corfebol organiza anualmente Cursos de Formação de Treinadores de Grau I e II. Os referências de formação do treinador/a de desporto estão disponíveis em:

 

No âmbito do PNFT, o exercício da atividade de Treinador/a de Corfebol é certificado mediante a obtenção de uma Título Profissional, o qual pode ser obtida pelas seguintes vias:

  1. Cursos de Treinador de Corfebol - realização de cursos de Treinadores/as organizados pela Federação Portuguesa de Corfebol;

  2. Formação Académica – Equivalência a Licenciatura na área da Educação Física, ou do Desporto;

  3. Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC);

  4. Reconhecimento de Qualificações obtidas no Estrangeiro.

Para mais informações, clique aqui.

Os cursos de formação de treinadores de grau I e II da Federação Portuguesa de Corfebol foram homologados pelo IPDJ, I. P. e elaborados de acordo com os referenciais do Plano Nacional de Formação de Treinadores. 

A organização dos Cursos de Treinadores de grau I e II integra a realização de uma componente geral, uma componente específica e de um Estágio, cuja avaliação com aproveita­mento é necessária para a conclusão do curso, permitindo então ao formando adquirir o direito à posse do res­petivo Titulo Profissional de Treinador de Desporto. 

A Componente Geral engloba as seguintes unidades de formação:

Componente Geral

A Componente Específica reúne as seguintes unidades de formação:

Componente Específica

O estágio tem a duração de uma época desportiva e a sua principal finalidade é o desenvolvimento supervisionado, em contexto real de treino, de práticas profis­sionais relevantes associadas ao Curso de Treinadores.

Em caso de ser detentor do curso de educação física e desporto será atribuída a equivalência à componente geral do curso, tendo apenas que realizar a parte específica e o respectivo estágio.

O Titulo Profissional de Treinador de Desporto (TPTD) é o documento oficial que habilita e regula o exercício das funções de Treinador/a de Corfebol.

No final do curso a Federação Portuguesa de Corfebol emite o diploma de qualificações, cabendo a emissão da Cédula ao Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ, IP). A CT tem uma validade de 5 anos, possui um carácter virtual sendo emitida através da plataforma online PRODesporto.

IPDJ – Modelo PNFT 

 

IPDJ – Apresentação PNFT

 

IPDJ – Plataforma PRODesporto

Lista de Treinadores de Corfebol de Janeiro de 2017: Consulte Aqui

 

Perfil Profissional Grau I: Consulte Aqui

 

Perfil Profissional Grau II: Consulte Aqui

Consulte o Regulamento: Regulamento de Revalidação TPTD

 

PARCEIROS INSTITUCIONAIS